
Porto Alegre , assim como todas as cidades , grandes ou pequena também possuem suas histórias e suas lendas.Dizem que abaixo do palácio Piratini , ainda existem galerias subterrâneas que se estendiam por vários lugares na “velha colina” como era conchecida antigamente a parte alta da cidade , a lenda se deu inicio em junho de 1836 , logo após a retomada de porto alegre , pelas tropas imperiais . se dizia que a qualquer momento as tropas farroupilhas voltarias pelos túneis para tomar a cidade.
Durante obras na praça da matriz e a construção do viaduto da borges e salgado filho , alguns operários relataram coisas estranhas , como pedras afundando em fendas e rolando escadarias.algumas pessoas de prestigio na época contavam que esses túneis era reais e que havia um mapa , com todos os corredores e aberturas. Uma outra versão diz
Que o túnel foi construído em 1773 , pelo governador José Marcelino de Figueiredo , pois naquela época havia sempre uma ameaçada de invasão por tropas castelhanas e espanholas em solo rio-grandense.
Alguns pesquisadores dizem que estas galerias existem e são do sentido oeste para leste , e são revestidas de tijolos antigos , abaixo a cinco metros da superfície do solo , e segue a linha da av. duque de caxias. No palácio Piratini havia 2 alas , uma com direção a rua do Riachuelo , outra para os porões do palácio , os “porões da legalidade” , e este continuava ate meados da rua fernando machado ,antigamente onchecida como rua do arvoredo, dizem que foi por esta porta que em em abril de 1964 , integrantes do governo gaúcho saíram em fuga.mas há quem diga que esses túneis seriam impossíveis de serem feitos , pois o solo da região é constituido de uma rocha muito dura.
Existem sim, conheci tres, andei por dois deles, um sai do Arquivo Público e vai até o Patio da Assembleia Legislativa, onde existe uma portinhola gradeada, os guardas possuem a chave. o Outro sai do QG da BM e vai até a antesala do Gabinete do Governador, sobe-se a escada e bate-se no teto onde é aberta um alçapão, andei por ele é lugubre, o outro fica na Igreja das Dores, ouve uma reforma no Salão de festas e foi parcialmente fechado. também existe um que sai do 9º BMP, agora encoberto por asfalto, na antiga oficina, e vai até a Antiga Chacara das Bananeiras. Tem muitos que negam, mais andei por dois dele e realmente existem, os do Palácio são 4 ao todo, tem um que começa ao lado do Galpão Crioulo.
ResponderExcluirExistem sim, conheci tres, andei por dois deles, um sai do Arquivo Público e vai até o Patio da Assembleia Legislativa, onde existe uma portinhola gradeada, os guardas possuem a chave. o Outro sai do QG da BM e vai até a antesala do Gabinete do Governador, sobe-se a escada e bate-se no teto onde é aberta um alçapão, andei por ele é lugubre, o outro fica na Igreja das Dores, ouve uma reforma no Salão de festas e foi parcialmente fechado. também existe um que sai do 9º BMP, agora encoberto por asfalto, na antiga oficina, e vai até a Antiga Chacara das Bananeiras. Tem muitos que negam, mais andei por dois dele e realmente existem, os do Palácio são 4 ao todo, tem um que começa ao lado do Galpão Crioulo.
ResponderExcluirOnde estão fotos e videos, atestando o que declara ter visto ???
ResponderExcluir